Grafiteiros do Brasil e do México dão vida a monumento do projeto Viver Valinhos
terça-feira, 11 de junho de 2013Um monumento de pneus erguido pelo projeto “Viver Valinhos” na rotatória da Rodovia dos Agricultores ganhou cores no último final de semana. A última etapa de implantação do monumento, realizada no domingo (9) contou com a participação especial de um casal de grafiteiros: Fernando Generoso, de 24 anos, natural da cidade Valinhos, e Irasema Anzures, de 19 anos, natural da Cidade do México.
O resultado agradou principalmente a garotada e alcançou plenamente os objetivos dos grafiteiros. “O monumento já havia sido batizado pela comunidade valinhense de ‘Robozão da Rotatória’, então procuramos animar esse robô com traços e cores que chamassem a atenção da garotada. Afinal, a criança enxerga com os olhos do coração, enquanto os adultos têm partidos e ideologias”, explica Generoso.
Segundo o grafiteiro, muita gente passou a fazer fotos do “Robozão” e publicar nas redes sociais. “As postagens do final de semana revelam a contradição que buscamos expor, com nossa arte, entre o olhar político dos adultos e o olhar de quem não tem postura política: alguns críticos de plantão passaram a dizer que seus filhos gostaram muito das cores do monumento, o que é ótimo”, completa Generoso.
A jovem mexicana Irasema prefere destacar o conceito do projeto “Viver Valinhos”. Muitos pneus do monumento foram retirados na Operação “Cidade Limpa”, com o desassoreamento dos córregos da cidade. “A Prefeitura está de parabéns por deixar a cidade mais bonita, alertando a comunidade para a destinação do lixo e buscando uma relação de equilíbrio com a natureza, sem aumentar o consumo”, avalia.
Generoso e Irasema já levaram sua arte na cidade de Valinhos para outros estados brasileiros e outros países. Eles se conheceram na Flórida (EUA). Segundo eles, o “Robozão da Rotatória”, em Valinhos, foi um dos maiores desafios da carreira. “Começamos por volta das 10 horas do domingo e só terminamos às 18 horas. Mas o resultado valeu todo o esforço e acredito que era este o resultado que a Prefeitura buscava desde o início do projeto”, concluíram.
Todas as instalações do projeto “Viver Valinhos, incluindo o “Robozão”, permanecerão expostas até o dia 30 de junho.
Fonte: Prefeitura Valinhos
Mais notícias sobre Valinhos:
- Moradores de Valinhos reclamam de descarte irregular de lixo em rodovia
- Família é mantida refém durante assalto a residência em Valinhos
- Começa a obra da primeira creche municipal na zona rural de Valinhos
- Papai Noel chega em Valinhos de Big Foot
- Valinhos realiza último Encontro de Carros Antigos do ano neste domingo, 18