DNIT define empresa que fará estudos para eliminar conflito na passagem da linha férrea em Valinhos
quarta-feira, 10 de abril de 2013O DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), por meio da Superintendência Regional do Estado de São Paulo, tornou público o nome da empresa vencedora da licitação que fará estudos para eliminar os problemas no trânsito na travessia da linha férrea localizada no Bom Retiro, em Valinhos, ligando a Avenida Paulista a Rua Luiz Gabetta, e onde os riscos de acidentes envolvendo veículos, locomotivas e pedestres são grandes.
A informação foi publicada no Diário Oficial da União, de 21 de março. A empresa Vega Engenharia e Consultoria Ltda. estará encarregada em um prazo de 120 dias da elaboração do “Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental para a eliminação do conflito urbano envolvendo a ferrovia na passagem em nível”.
Clayton Machado, por diversas vezes enquanto vereador, cobrou soluções junto ao DNIT e a ALL Logística para solução de problemas envolvendo, não só a segurança na cidade de Valinhos durante travessia, mas de fluidez no trânsito desta localidade que nos últimos anos tem apresentado congestionamentos constantes.
Tão logo, ao assumir a chefia do Executivo, Clayton voltou a cobrar as mesmas medidas, apresentando, inclusive, estatísticas sobre acidentes ocorridos nos últimos anos e que poderiam ser evitados caso uma obra de transposição (uma espécie de viaduto na passagem da linha férrea) já tivesse sido anteriormente realizada.
Legislativo – A Câmara de Vereadores também tem realizado uma série de discussões em busca de melhorias na passagem. Requerimento apresentado em agosto do ano passado pelo vereador Lorival (PT), atual presidente do Legislativo, motivou o Ministério Público a abrir investigação e apurar a falta de segurança e de sinalização na passagem da linha férrea da Avenida Paulista, em Valinhos. Na ocasião, sete passageiros de um ônibus ficaram feridos na colisão com um trem.
“Desde o início do ano, e a pedido do prefeito Clayton, mantivemos contatos junto ao DNIT para verificar as providências que estão sendo tomadas pelo órgão para a solução do problema. Soubemos da abertura do processo de licitação e com o resultado agora da empresa vencedora, já nos colocamos à disposição para dar suporte ao trabalho e não medir esforços para que o estudo saia do papel, pois pleiteamos junto ao Governo Federal a realização de obras de transposição”, diz o secretário de Desenvolvimento Econômico, André Barduchi.
O secretário municipal de Transportes e Trânsito, José Almeida Sobrinho, explica que o objetivo do estudo é exatamente encontrar caminhos para que a travessia da linha férrea se torne mais segura. “Acreditamos que o estudo deverá apontar a necessidade de uma transposição, na forma área ou de túnel, que ligue a Rua Luiz Gabetta à Avenida Paulista. Seria, sem dúvida, a solução definitiva para garantir maior segurança no trânsito desta região”, explica.
Monitoramento – O secretário destaca também que a Prefeitura de Valinhos tem feito a sua parte ao manter na passagem da linha férrea o monitoramento com a presença de agentes de trânsito. O trabalho é realizado de segunda a sexta-feira, das 6h30 às 20 horas. Aos sábados, domingos e feriados, o monitoramento é feito das 7 às 22 horas. Já em todos os dias da semana, das 22 horas à meia-noite, inclusive aos feriados, o monitoramento é realizado por guarda civil municipal.
“Também como medida de prevenção de acidentes de trânsito nas proximidades da passagem da linha férrea e visando a melhoria da fluidez do trânsito, iniciaremos em maio testes para futura instalação de semáforos na conversão da Avenida Paulista, no retorno de quem vem do Centro sentido à região do Bom Retiro. Estes testes servirão para determinar se os semáforos vão facilitar a circulação no local que apresenta conflito entre os veículos que vêm de Vinhedo e os que querem acessar a travessia da linha férrea”, diz.
Fonte: Prefeitura Valinhos