Dançarinos de Valinhos buscam patrocínio para campeonato internacional
segunda-feira, 22 de abril de 2013O grupo “Step Company”, formado por alunos do Centro Cultural “Vicente Musselli”, da Prefeitura de Valinhos, está em uma grande empreitada para conseguir apoio para a participação de 20 dançarinos no Mundial 2013 de Dança Hip Hop Championship, de 6 a 11 de agosto, em Las Vegas, nos Estados Unidos.
O grupo de dança de rua, que pela segunda vez foi escolhido para representar o Brasil no Mundial, esteve nesta segunda-feira, dia 15, com o prefeito Clayton Machado, para pedir a colaboração da administração municipal. No encontro, além da coordenadora de Dança do Centro Cultural, Maria Cristina Manarini Franceschini, estavam os vereadores Popó (PSDB) e Israel Scupenaro (PMDB) que têm buscado apoiar os dançarinos.
Segundo a coreógrafa e diretora do Step Company, Vanessa França, que é professora da modalidade há 6 anos no Centro Cultural, os custos que envolvem a viagem dos 20 participantes à Las Vegas chegam a R$ 77 mil. “Estamos nos organizando para uma série de eventos, entre venda de pizzas, bazares, Festa Junina e apresentações, em prol desta importante viagem para o grupo. Também buscamos patrocínio junto às empresas”, disse ao explicar para o prefeito a dificuldade em levantar a quantia.
O prefeito elogiou o empenho dos dançarinos, parabenizou-os pela grande conquista e, de imediato, destacou a importância de empresas patrocinarem iniciativas culturais. “Também vamos verificar na Secretaria de Assuntos Jurídicos como a administração municipal poderia contribuir para esta viagem, em se tratando de alunos do Centro Cultural, pois não existe no orçamento verba prevista para esta finalidade”, explicou ao grupo.
Já os vereadores Popó e Scupenaro se propuseram a verificar no Poder Legislativo a possibilidade da Câmara Municipal de Valinhos ceder seu auditório para apresentação de Hip Hop em prol do grupo. “Também sugerimos que os integrantes do Step Company montem uma associação, a fim que de possam constituir uma entidade e receber verbas da iniciativa privada, por exemplo, para serem aplicadas em finalidades como esta competição mundial”, argumentou Popó.
Giovana Saraiva, 21 anos, uma das integrantes, sonha com a competição mundial e tem também batalhado bastante para que a viagem do grupo se torne realidade. Ela teve que ficar de fora do mundial de 2012 devido a limitação da participação dos dançarinos em 8 candidatos. “Ficamos muito contentes de ser atendidos pelo prefeito e ter o apoio dos vereadores. E esperamos também contar com o patrocínio das empresas para poder representar nossa cidade e o Brasil neste mundial, todos juntos desta vez”, disse.
História de sucesso – O Step Company foi criado em 1998, sempre dirigido e coreografado por Vanessa França. O grupo de dança na cidade de Valinhos visa o aprimoramento de seus integrantes e a divulgação da sua arte, apoiados pelo Centro Cultural Vicente Musselli.
Desde a formação, o grupo vem se destacando em importantes festivais no país, como Festival de Joinville, Festidança de São José dos Campos, Meeting Hip Hop e Internacional de Hip Hop em Curitiba, nos quais vem conquistando grandes prêmios e um grande espaço no cenário da dança de rua no Brasil.
Em 2012, o grupo conseguiu vaga para a seletiva do Mundial, na cidade de Ribeirão Preto, atingindo o primeiro lugar com uma coreografia de 2 minutos e 8 dançarinos, na categoria Adulto. “Diante deste importante resultado, conseguimos embarcar para Las Vegas, a custo de muito trabalho para arrecadar parte dos valores. Mas o esforço valeu à pena. Em nossa noite havia 65 grupos que representavam 45 países e conseguimos atingir a 33ª colocação, posição nunca alcançada por um grupo brasileiro. Nosso sucesso foi tanto que agora em 2013 fomos o grupo propaganda da seletiva da cidade de Ribeirão Preto”, contou Vanessa.
Ainda em 2012, explica Vanessa, o grupo participou da segunda seletiva em Belo Horizonte para uma vaga em 2013. “Conseguimos novamente a vaga e desta vez veio com uma surpresa: atingimos 49,75 pontos de 50, quase chegamos à nota máxima. Esta vaga nos classificou para a categoria Mega Crew, o que nos permite levar todos os integrantes da Step Company, no nível avançado, deixando-nos ainda mais felizes e realizados”, destacou a coreógrafa.
Fonte: Prefeitura Valinhos