Campanha em Valinhos divulga Programa de Controle do Tabaco na rede pública
quarta-feira, 5 de junho de 2013As pessoas que circularam pelo Terminal Rodoviário na manhã do último dia 29, tiveram a oportunidade de receber informações sobre os malefícios do cigarro em estande montado pela Secretaria da Saúde, para marcar o Dia Mundial Sem Tabaco. Através de cartazes, folders e orientação, a proposta foi conscientizar sobre os prejuízos que o cigarro causa tanto para a própria saúde, como para a das pessoas que convivem com ela e para o meio ambiente.
Os interessados no serviço na cidade Valinhos tiveram ainda a oportunidade de responder a questionário para avaliar o grau de dependência, bem como fazer a ausculta dos pulmões. O estande contou com a presença do médico coordenador do Programa de Atendimento e Controle do Tabaco, Braz Eugênio Carlos Franceschini, psicóloga, enfermeiros e fisioterapeuta.
O coordenador destacou que, segundo dados estatísticos da Sociedade Americana de Câncer, em 10 anos, 50 milhões de pessoas morreram por doenças relacionadas ao cigarro. “A maioria dos tipos de câncer estão relacionados ao cigarro, como também doenças pulmonares obstrutivas crônicas (bronquite crônica e enfisema pulmonar), além de acidente vascular cerebral, aterosclerose, osteoporose, trombose, impotência masculina, infertilidade feminina, abortos e má formação fetal”, exemplificou.
Depoimentos – O pedreiro Claudio de Oliveira, 47 anos, passou pelo estande em busca de orientação para parar de fumar. Ele conta que começou a fumar aos oito anos de idade. Tentou parar por duas vezes, mas o máximo que conseguiu foi ficar cinco dias sem fumar. “É difícil, mas agora quero ver se paro de vez. E não sabia que tinha esse programa, que pode ajudar a gente”. Ele disse que esses anos todos de vício só trouxeram prejuízos na sua vida. “Perdi muito dinheiro e um pouco da saúde”, contou.
A doméstica Elza Maria Viveiro, 52 anos, fuma há 20 anos e procurou o estande em busca de ajuda para parar de fumar. “Tentei largar do cigarro uma vez, mas só fiquei três dias sem fumar”, contou, ressaltando que tem bronquite, sente muita canseira e não gosta do cheiro da fumaça.
Programa – Segundo Dr. Braz, os interessados em deixar o vício que procuraram o estande foram orientados a se cadastrar no programa oferecido pela Secretaria da Saúde, que consiste em seis encontros com duas palestras informativas, testes para verificar o nível de dependência da nicotina e o nível de motivação da pessoa em parar de fumar, além de quatro sessões estruturadas.
É agendada consulta com o médico para avaliar a necessidade ou não do uso de medicações, que são fornecidas gratuitamente pelo INCA (Instituto Nacional do Câncer). As pessoas que deixarem de fumar até a sexta sessão, terão mais quatro encontros de manutenção quinzenais e quatro mensais, após as quais recebem alta do tratamento. Para fazer parte do programa, devem entrar em contato pelo telefone 3829-2524, deixar o nome e telefone de contato. É necessário residir na cidade de Valinhos.
Dicas para parar de fumar
– Escolha um bom momento, como férias e finais de semana;
– Se optar por diminuir aos poucos, colocar um plano com data limite para parar de vez;
– É melhor cortar radicalmente o hábito do que diminuir aos poucos;
– Escreva as vantagens em deixar o vício, leia-as diariamente;
– Evite estar com fumantes ou em locais fechados com cigarro pelo menos no início de sua decisão;
– Procure caminhar, comece aos poucos; pratique esportes adequados a você;
– Se sentir vontade de fumar, masque cenoura crua, pedacinhos de canela em pau, cravo da índia ou até palito, se necessário;
– Beba bastante água, chás como camomila, hortelã, maça, suco de maracujá;
– Escove os dentes imediatamente ao terminar de se alimentar;
– Evite o álcool, mesmo “fraquinho”, café, chocolate, chás preto e mate;
– Evite o estresse, resolva um problema de cada vez;
– Lembre-se, tudo acontece em seu devido momento;
– Procure dormir o suficiente;
– Procure ajuda profissional;
– Para parar de fumar é preciso mudar o comportamento de risco.
Fonte: Prefeitura Valinhos