Câmara aprova relatório final de CPI sobre fraude em Valinhos
quinta-feira, 6 de dezembro de 2012Vereadores de Valinhos (SP) aprovaram, na noite desta terça-feira (4), o relatório final da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigou suspostas fraudes no sistema de arrecadação da Prefeitura de Valinhos com a utilização de senhas para acessar os arquivos da administração. Segundo a assessoria da Câmara Municipal de Valinhos, o prejuízo constatado em uma sindicância é de pelo menos R$ 207 mil.
O presidente da CPI, Lourival Messias de Oliveira (PT), disse que as irregularidades ocorreram entre 2009 e 2010. Segundo o parlamentar, o relatório aponta indícios de participação direta de dois ex-servidores, suspeitos pelos crimes de peculato, falsificação de papeis públicos e improbidade administrativa.
“O diretor do Departamento de Execução Fiscal foi alertado por outros funcionários sobre a conduta de um deles, mas não tomou nenhuma providência”, falou. Além disso, o petista disse que há suspeita de omissão do Secretário da Fazenda, Argemiro Barduchi.
A comissão foi criada em setembro de 2011 e o relatório final foi aprovado com votos favoráveis de todos os parlamentares. Ele reúne depoimentos de 31 testemunhas, entre elas servidores, funcionários e ex-funcionários do Posto de Atendimento Bancário (PAB). Segundo a assessoria da Casa, o relatório final será encaminhado para apuração do Ministério Público e Tribunal de Contas do Estado de São Paulo.
Em nota enviada às 16h15 desta quarta-feira (5), a assessoria de imprensa da Prefeitura de Valinhos alegou que o trabalho do Legislativo é autônomo e informou que uma sindicância foi realizada. “Em razão da qual demitiu, a bem do serviço público, servidor envolvido, tomando ainda todas as outras providências decorrentes e em curso”, diz o texto.
Prédio novo
A sessão desta terça-feira foi a primeira na nova sede do Legislativo e teve plenário lotado. Com investimento de R$ 5 milhões, a cidade de 107 mil habitantes conta agora com um prédio com área de 7 mil metros quadrados e estacionamento para 82 veículos. A construção demorou cinco anos para ser concluída.
Além dos 17 gabinetes que serão usados pelos legisladores a partir de 2013, o prédio instalado na Rua Ângelo Antônio Schiavinato possui plenário com 104 lugares e anfiteatro multiuso com 389 cadeiras. A assessoria do Legislativo adiantou que o espaço será usado para apresentações culturais, mas não informou quando haverá o primeiro espetáculo.
Fonte: G1
Mais notícias sobre Valinhos:
- Prefeitura de Valinhos inaugura quadra do bairro Santa Gertrudes
- Festival de Artes de Valinhos chega às últimas apresentações com mais três espetáculos
- Cantor Latino se apresentará no feriado municipal de Valinhos
- O Encontra Valinhos deseja um feliz 2012!
- Começa a obra da primeira creche municipal na zona rural de Valinhos