Valinhos oferece, gratuitamente, vacina para pessoas com até 49 anos nas UBSs
terça-feira, 30 de julho de 2013O Ministério da Saúde anunciou a extensão da faixa etária para a vacinação gratuita contra a Hepatite B, em virtude da alta incidência dessa doença. Em Valinhos, a meta é vacinar 36.362 pessoas e a vacinação ocorre em todas as unidades básicas de saúde. É preciso levar a carteira de vacinação.
Agora, homens e mulheres podem receber a vacina gratuitamente até os 49 anos. Anteriormente, o benefício era concedido a pessoas de zero a 29 anos, e integrantes de grupos de risco como profissionais de saúde, manicures e prostitutas.
Em redes particulares de vacinação, a imunização contra a doença custa em média R$ 80 a dose. São necessárias três doses, sendo que a segunda dose deve ser aplicada 30 dias após a primeira; e a terceira, seis meses após a primeira.
“Esta medida é muito importante, pois amplia o acesso das pessoas adultas à vacina. Este é o meio mais eficaz de prevenir esta doença e evitar que o número de casos referentes à hepatite B aumente no futuro”, avalia a secretária de Saúde, Cristina de Fátima Fiore.
Saiba mais
Segundo o Ministério da Saúde, a medida em questão beneficia um público-alvo de 150 milhões de pessoas, o equivalente a 75,6% da população total do Brasil.
A hepatite B é uma doença sexualmente transmissível, mas também pode ser transmitida pelo contato com sangue e por materiais cortantes contaminados como, por exemplo, alicate de unha. Nem sempre a doença apresenta sintomas. Quando estes aparecem, podem provocar cansaço, tontura ou ânsia de vômito. Vale ressaltar que a pessoa contaminada com a hepatite B pode levar anos para perceber que está doente.
Fonte: Prefeitura Municipal de Valinhos