Exibição de curtas-metragens com entrada franca encerra oficina de cinema em Valinhos
quinta-feira, 27 de setembro de 2012Ensinar jovens de comunidades de baixa renda a produzir e a contar suas próprias histórias: essa é a ideia da Oficina Tela Brasil, idealizada pelos cineastas Laís Bodanzky e Luiz Bolognesi (realizadores dos filmes O Bicho de Sete Cabeças, Chega de Saudade e As Melhores Coisas do Mundo). A oficina, que ensina técnicas de cinema gratuitamente, foi ministrada em Valinhos entre os dias 15 e 25 de setembro, com apoio da Prefeitura de Valinhos e patrocínio da CCR AutoBAn.
Neste sábado, a oficina será encerrada com a apresentação de três curtas-metragens produzidos pelos alunos, em evento aberto ao público e com entrada franca. A exibição será acompanhada de perto por Daniel Augusto, diretor de cinema e TV e Mestre em Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo. Seu documentário mais recente é o longa-metragem Amazônia desconhecida, com lançamento previsto para 2013.
Dezenas dos vídeos produzidos nas Oficinas Tela Brasil já foram premiados em importantes festivais, como o Tia Dita (20º Festival Internacional de Curtas de São Paulo; VIII Festival Araribóia em Niterói e 16ª edição do Vitória Cine Vídeo, em Vitória); Pão com mortadela e meia mussarela (19º Festival de Curtas de São Paulo, Goiânia Mostra Curtas, Visorama 3, Festival Visões Periféricas e CineCufa (2009); Dr. Poporowiscky (4º Festival de Jovens Realizadores de Audiovisual do Mercosul e Festival CineCufa).
SERVIÇO
Encerramento da Oficina Tela Brasil em Valinhos – neste sábado, 29 de setembro, sábado, no Centro Cultural Vicente Musselli – Avenida Joaquim Alves Corrêa, 627, Jd. Santo Antônio, Valinhos.
Programação:
18h – palestra com o convidado Daniel Augusto (somente para os participantes da oficina)
19h – exibição dos curtas-metragens
20h – entrega dos certificados aos participantes
21h – encerramento
Fonte: Portal Segs