Escolas municipais de Valinhos se destacam mais uma vez no IDEB
quarta-feira, 22 de agosto de 2012As escolas municipais deram um grande salto de qualidade, superando em 88% a meta fixada pelo Ministério da Educação para o 9º ano do Ensino Fundamental no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) de 2011. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira, dia 14, e coloca a Rede Municipal de Ensino entre as que mais avançaram na RMC (Região Metropolitana de Campinas) e no Estado de São Paulo em termos de superação da meta estabelecida pelo Governo Federal, para o ano de 2011, nesta avaliação que é realizada a cada dois anos pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).
De acordo com a avaliação realizada entre alunos do 5º e 9º anos, as escolas da Rede Municipal já alcançaram resultados muito superiores à meta estabelecida pelo Governo Federal para o município. Os resultados dos 9os anos do Ensino Fundamental superaram em 88% a meta estabelecida pelo MEC para 2011. Já nos 5os anos, a Rede Municipal de Valinhos já superou em 14% a meta prevista. Essas notas são próximas às de países de primeiro mundo.
O Ideb foi criado pelo Inep em 2007, como parte do Plano de Desenvolvimento da Educação. Ele é calculado com base na taxa de rendimento escolar (aprovação e evasão) e no desempenho dos alunos no Saeb (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica) e na Prova Brasil.
Em reunião com a equipe de diretores da rede municipal de ensino nesta quarta-feira, dia 15, o secretário da Educação, Zeno Ruedell, aproveitou para destacar e cumprimentar a equipe pelos excelentes resultados obtidos no IDEB e incentivar para que continuem melhorando sempre. “Essas notas são um reflexo do trabalho de todos, por isso parabenizo a equipe e peço que continuem a lutar para bater as próprias metas, para o bem do aluno e a própria realização profissional”.
Conforme o secretário da Educação, o sucesso do índice reflete os investimentos em infraestrutura das escolas, capacitação intensiva dos professores (especialmente nas disciplinas de português e matemática), apoio com materiais didáticos para alunos e professores e envolvimento dos professores. “Oferecemos mais de 6 mil horas aulas de cursos para os profissionais da rede. Melhoramos as apostilas dos alunos e introduzimos ferramentas como revistas de atualidades e outros materiais para que os professores pudessem preparar melhor as aulas”, destacou.
Fonte: Prefeitura Valinhos
Mais notícias sobre Valinhos:
- Valinhos ganha bar inspirado em Adoniran Barbosa
- Começa a obra da primeira creche municipal na zona rural de Valinhos
- Prefeitura implanta Ronda Ostensiva Municipal para ampliar segurança nas ruas de Valinhos
- Valinhos abre processo seletivo para médicos
- Festa do Figo e Expogoiaba oferecerão roteiros de agroturismo e ecoturismo em Valinhos