Condomínios de Valinhos discutem nova medida de segurança
quarta-feira, 21 de março de 2012A onda de assaltos a condomínios fechados registrada nas cidades de Indaiatuba, Vinhedo, Artur Nogueira e a cidade Campinas, interior de São Paulo, aumenta a sensação de insegurança dos moradores. Os síndicos de 20 condomínios de Valinhos, discutem a contratação conjunta de três vigias para circular entre os bairros dos residenciais como prevenção a assaltos e roubos.
A medida de segurança será discutida até maio deste ano e tem o objetivo de aumentar o monitoramento externo aos condomínios. Os vigias atuariam sem porte de armas de fogo em aproximadamente 12 km.
Preocupação
Há três anos, o condomínio do síndico Antônio Pompilio foi assaltado, mas na época o residencial não possuía cerca elétrica nem circuito de câmeras de segurança. “Depois, colocamos câmeras por todos os cantos”, afirma.
Mesmo após as medidas de segurança implantadas pelo condomínio, o sindico afirma que é difícil monitorar a movimentação de suspeitos na rua. “Estamos percebendo que a violência está chegando até nós”, diz o síndico. No último mês, as câmeras de segurança do condomínio flagraram nove pessoas próximas ao residencial em atitudes suspeitas. A polícia foi acionada e os suspeitos prestaram esclarecimentos.
Orientações
“Os condomínios devem abusar da tecnologia para melhorar a segurança”, orienta o capitão Ubiratan Benegucci da Polícia Militar de Campinas, interior de São Paulo. Ele afirma que os residenciais devem instalar circuitos de câmeras e cercas elétricas para ajudar na prevenção de roubos e assaltos.
O capitão Benegucci também orienta que os moradores devem estar atentos a movimentações estranhas e mudar algumas rotinas que podem ser percebidas pelos criminosos. “São mudanças de hábito que não requerem muito esforço. São detalhes”, completa.
Fonte: G1